Resenha: Mosquitolândia - David Arnold


    E aí, pessoal! A resenha dessa semana atrasou um pouquinho, mas é bem especial. Mosquitolândia é um livro super diferente e que merece ser lido! Não esquece de deixar nos comentários o que achou do livro ou se tem vontade de lê-lo. E bora pra resenha!

    Mary Iris Malone, ou apenas Mim, é uma garota de 16 anos que mora com o pai e a madrasta em Mississippi. Com uma personalidade forte, Mim desde o início deixa claro que não está nada bem e é uma personagem um tanto quanto complicada. Após escutar uma conversa entre o pai e a madrasta, Kathy, Mim descobre que sua mãe está doente e então parte(foge, melhor dizendo) para Cleveland, seu antigo lar, atrás de Eve, sua mãe.


    Mosquitolândia é o primeiro livro de David Arnold e a minha única vontade é bater palmas pra esse carinha incrível. Esse livro foi um acaso maravilhoso. Com uma capa fofa e um nome esquisito, achei-o na livraria da Travessa(também conhecida como paraíso) e confesso que nem esperava tanto assim. O livro foi lançado por aqui pela editora Intrínseca! Além de uma diagramação impecável e várias surpresas, Mosquitolândia se tornou um dos meus preferidos.


    A grande maioria dos livros infanto-juvenis se tornam uma coletânea de draminhas e romances e isso me incomoda bastante. Mosquitôlandia vai bem além: trata de problemas familiares,amizades, incertezas, depressão, remédios desnecessários e um tanto de outros "assuntos pesados" - como diz Mim. O livro começa direto e reto, sem muita enrolação, o que me deixou bem empolgada. Ao longo do livro, além da história em si, Mim lista os motivos pelos quais resolveu fugir em forma de cartas, alternando a narrativa de forma incrível. Uma característica do autor é retomar assuntos e detalhes, então é legal prestar bastante atenção para que você consiga conectar a história inteira. Sem falar nas referências a filmes e músicas que são puro amor!
   Mim tornou-se uma das minhas personagens favoritas. Irônica, ativa, corajosa e um tanto quanto desbocada, ou também como diz ela "uma verdadeira Malone" - é impossível não se identificar pelo menos um pouco com ela. Os outros personagens também são muito bem construídos, com destaque especial à Walt e Beck, melhores amigos de Mim durante essa jornada. Walt é, provavelmente, um dos personagens mais queridos que eu consigo me lembrar,o menino com síndrome de Down chega de maneira simples na história, mas se torna mais que essencial.


   Eu acho que já esgotei meus adjetivos quanto a esse livro, mas a verdade é que eu encontrei exatamente o que estava procurando e ainda mais em Mosquitolândia. Dizer que eu recomendo a leitura é pouco. Amei, amei, amei, e principalmente me surpreendi! Quero mais David Arnold na minha estante já! Enfim, o livro é incrível e já falei que o livro é incrível? :p Então, até a próxima resenha. =)

Retirado do livro: "Acho que o que quero dizer é que aprendi a aceitar minha dor como uma amiga, seja lá qual forma ela assumir. Porque sei que é a única coisa que me diferencia da mais miserável das espécies: os genéricos." (pág.50)



Popular Posts

Seguidores

Facebook