Resenha: Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven


    E aí, tudo bem? Recentemente li Por Lugares Incríveis e de tão incrível(quanta criatividade) decidi que esse livro merece ser compartilhado várias e várias vezes. Minha indicação pra vocês hoje é essa e confiem em mim, porque é lindo demais!


    Por Lugares Incríveis conta a história de dois adolescentes, Finch e Violet. Violet Markey é aquele esteriótipo de garota perfeita, popular, que tem uma família perfeita e além de tudo é linda. Até que sua irmã morre em um acidente e sua vida passa a ser bem diferente. Já Finch sempre foi considerado a "aberração" na escola, um garoto com uma série de problemas um tanto quanto misteriosos e alguns sumiços repentinos, além de uma família totalmente desestruturada. Até que um dia o destino junta esses dois na Torre do Sino na escola, onde eles pretendiam pular e bom, se matar. Entretanto acabam salvando um ao outro. A partir daí e de um trabalho de geografia, os dois partem em suas andanças - como bem diz Finch.

    Lançado pelo selo Seguinte da Companhia das Letras no ano passado, Por Lugares Incríveis tem recebido comentários ótimos por aí e não é pra menos. Já deixo dito aqui: é lindo! Eu sei, eu sei, pode soar meio clichê. Tem um garoto, uma garota daí todo mundo sabe o que acontece. E é claro que é clichê em vários momentos, mas hoje em dia, pouca coisa não é. A questão é que a essência do livro é incrível. Lida com assuntos muito delicados de uma forma simples, além do luto, o amor, a superação e transtornos psicológicos também são mencionados. É claro que você chega ao final da leitura em meio a um turbilhão de emoções. Esse é um daqueles livros que dá vontade de sair marcando tudo - se não fosse considerado um pecado riscar livros haha. Tem cada frase, e por trás dos detalhes sempre se encontra algo muito maior. Apesar de ter INFINITAS diferenças, o livro pra mim foi uma mistura de Cidades de Papel e Quem é você, Alasca?  do John Green. Não por ser parecido, mas pela essência dele mesmo e pelas coisas que ele passa. Contando que Quem é você, Alasca? é um dos meus preferidos, é claro que Por Lugares Incríveis foi um maravilhoso acréscimo às minhas leituras.



    Além disso, o livro é narrado tanto por Violet quanto por Finch, que alternam os capítulos. Falando no Finch, ele é um personagem bem complexo, singular. Nem preciso dizer que em poucas páginas ele se tornou um dos meus favoritos. Sem falar nessa capa, que é linda! Falando bem a verdade, o livro é todo lindo! Depois de ler fui procurar um pouco mais sobre a autora, e esse foi o primeiro livro destinado à jovens de Jennifer Niven - ela tá mais do que de parabéns, viu? E tem mais: a adaptação cinematográfica está confirmada!

    Definitivamente, um livro essencial. Sucinto, emocionante e bem escrito, Por Lugares Incríveis merece várias estrelinhas. Quem já leu ou quer ler, não esquece de dar uma passadinha aí nos comentários. Até breve =)
    Ah, essa resenha também foi postada no blog Tá e Daí?! então confere lá!

Retirado do livro: "Você me faz te amar. E essa deve ser a maior coisa que meu coração já foi digno de fazer." (pág. 315)

Popular Posts

Seguidores

Facebook